PY1BJN na XVIII Regata Ecológica da Escola Naval

Print Friendly, PDF & Email

Dia 26 de maio de 2017. Este dia ficará marcado como uma grande novidade, entre outras, na existência do Grêmio de Comunicações da Escola Naval, PY1BJN. Sua participação na XVIII Regata Ecológica da Escola Naval, realizada na Ilha de Villegagnon. Esse evento tem como propósito despertar a mentalidade e consciência para a necessidade de preservação do meio ambiente, em especial da Baía de Guanabara.

Trata-se de uma regata diferente. Ganha não quem chega em primeiro, mas aquele que, em determinado período de tempo, consegue recolher mais lixo. Há também premiação para o objeto mais exótico encontrado e muitas outras modalidades.

A novidade este ano foi, a convite pessoal Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Newton, para que o Grêmio de Comunicações participasse com sua estação PY1BJN. Como não poderia deixar de ser em um evento ecológico, o GCEN aliou-se ao Grêmio de Ciência e Tecnologia, também da Escola, que desenvolve uma embarcação movida a energia solar. Assim, toda a operação foi realizada com o uso de painéis solares e bateria, ou seja energia limpa. Esse já foi um teste para futuras expedições dos radioamadores da Escola Naval.

 

 

Foram realizados poucos contatos, não por falta de energia, propagação, nem operadores, mas pelo grande números de crianças das escolas municipais que compareceram ao evento e demonstraram grande interesse no rádio e seus acessórios. Ganharam até um cartão QSL de PY1BJN, comprovando a transmissão de seus nomes em CW.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *