Escola Naval e LABRE-RJ firmam acordo de cooperação.

Propagação aberta em Villegagnon!
O Grêmio de Comunicações da Escola Naval, situado na Ilha de Villegagnon, na entrada da Baía de Guanabara, é o titular de uma das estações mais antigas do Brasil, em contínua operação. Desde 1954, PY1BJN vem sendo operada pelos Aspirantes daquela Escola, como parte das atividades extra-classe, em contribuição a sua formação técnico-profissional. PY1BJN é extremamente cara ao radioamadorismo brasileiro, tanto por sua tradição e história, como por ser a única estação radioamadora ainda em operação em uma academia de formação de Oficiais das Forças Armadas.
Nos últimos anos, porém, em face do desenvolvimento tecnológico que vem sofrendo o radioamadorismo e da crescente carga acadêmica daquele Centro de Formação, tornou-se cada vez mais difícil a operação da estação pelos jovens que lá ingressam, em todo seu potencial.
Com o propósito de ultrapassar esse obstáculo, a LABRE-RJ e o Comando da Escola Naval se juntaram para desenvolver um projeto de cooperação. Assim, os radioamadores praticantes das mais diversas modalidades, sob a coordenação de direta do Presidente da LABRE-RJ, serão credenciados a operar e manter aquela estação, com ênfase na execução do Concurso Batalha Naval do Riachuelo, praticando o radioamadorismo a partir de um ponto privilegiado para as radiocomunicações. Também assumirão a responsabilidade de transmitir seus conhecimentos aos jovens Aspirantes, que assim terão a oportunidade de conhecer, envolver-se e tornarem-se uma nova geração de radioamadores brasileiros, mas principalmente, por meio dessa porta de acesso à tecnologia, que é o radioamadorismo, praticar os conhecimentos adquiridos nas aulas de eletrônica e telecomunicações, o que sem dúvida contribuirá com o aprendizado e melhor qualificação dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil.

GCEN, de Villegagnon para o Mundo!

Na foto, realizada em 15 de janeiro durante a primeira visita da diretoria da LABRE-RJ à Escola Naval, a fim iniciar o projeto de cooperação. Da esquerda para a direita: PY1PP, Ségio Mendes, presidente da LABRE-RJ; Capitão-Tenente Diego Pereira, Oficial orientador do GCEN; PY1MZ, Marcos, colaborador da LABRE-RJ; e Terceiro-Sargento (MT) Michel.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *