Colégio Naval

Print Friendly

O Colégio Naval é uma tradicional instituição da Marinha do Brasil, com mais de cinquenta anos de existência. Tem por objetivo a formação de seus Alunos para o posterior ingresso na Escola Naval, quando passam, então, a ser aspirantes. Os candidatos nele ingressam, anualmente, por concurso público. O curso dura três anos e equivale ao Ensino Médio, acrescido de instrução naval especializada.

É reconhecido nacionalmente como centro de excelência no ensino secundário no país, condição comprovada pelos últimos resultados obtidos pela instituição em avaliações realizadas pelo Governo Federal em todas as escolas públicas do Ensino Médio.

No passado e no presente, permanece, ainda como objetivo, o ideal de Rio Branco:

“Dar aos jovens que se proponham à profissão do mar, um estabelecimento onde recebam instrução, educação moral e física apropriadas a seus futuros destinos”.

Para estudar no Colégio Naval deve-se prestar o CPACN (Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval), realizado anualmente pela DEnsM, Diretoria de Ensino da Marinha. O PSACN é constituído de duas fases, sendo que a primeira é a de Matemática e Inglês, e a segunda, constituída pelas matérias Português,Estudos Sociais, Ciências e Redação, os candidatos aprovados na primeira fase realizarão a segunda fase. O concurso é a nível de Ensino Fundamental, e é disputado a nível nacional.